É inacreditável o que acontece ao seu corpo quando você passa a caminhar todos os dias. 24 horas após a caminhada seu corpo continuará sentindo os impactos!

Caminhar faz um bem enorme para a saúde.

Se for todos os dias, então, melhor ainda, já que uma série de efeitos positivos são trazidos automaticamente para o seu corpo, promovendo uma vida mais longeva e cheia de bem-estar.

Nesse post apresentamos para você quais coisas podem acontecer com o seu corpo se você caminhar, pelo menos, 15 minutos todos os dias.

1 – Cérebro sadio

Adotar o hábito de caminhar todos os dias é sinônimo de muita endorfina liberada no seu organismo, melhorando o seu bom humor, reduzindo o estresse e, a longo prazo, reduzindo as chances de desenvolver doenças como Alzheimer e demência.

Ou seja, além de manter uma rotina saudável, você ainda fica com a memória em dia e leva a vida com muito mais bom humor.

2 – Caminhar todos os dias faz você enxergar melhor

Caminhar todos os dias causa um alívio na pressão ocular, melhorando a saúde dos olhos e evitando, inclusive, o aparecimento de glaucomas.

3 – Protege o seu coração

Pesquisadores americanos descobriram uma relação direta entre o ato de caminhar todos os dias com a prevenção de doenças do coração e derrames.

Isso porque a caminhada, quando praticada de forma regular, controla os níveis de colesterol, a pressão arterial e a circulação.

4 – Deixa seus pulmões fortes e saudáveis

Caminhar todos os dias também é excelente para os seus pulmões. Isso porque, ao caminhar, nosso corpo elimina toxinas e tem seu fluxo de oxigênio aumentado.

Quando isso acontece, realizamos uma espécie de purificação pulmonar que ajuda a prevenir doenças ligadas ao sistema respiratório.

5 – Auxilia o bom funcionamento do sistema digestivo

Caminhar todos os dias ajuda você a conquistar uma boa digestão, além de, a longo prazo, colaborar para a prevenção de câncer de cólon.

6 – Previne a diabetes

Quando você caminha todos os dias, aumenta em até, seis vezes, a sua tolerância à glicose. Isso significa que o exercício pode ajudar, e muito, na prevenção contra o aparecimento de diabetes.

7 – Tonifica os músculos

Os benefícios da corrida diária podem ser perceptíveis, não só interiormente, como também na sua aparência.

Um dos exemplos mais evidentes é o aumento do tônus muscular e a perda de gordura corporal.

Para turbinar o exercício e conseguir bons resultados em menos tempo, adquira o hábito de caminhar 10 mil passos todos os dias.

Se o relevo for inclinado, melhor ainda.

8 – Deixa os seus ossos e articulações mais resistentes

Boas caminhadas são incríveis para quem tem problemas nos ossos e nas articulações ou deseja evitar sofrer com essas doenças no futuro.

Isso porque caminhar todos os dias ajuda a aumentar a mobilidade das articulações, evitando que os ossos percam massa e venham a sofrer fraturas.

Para quem já sofre com dores nas articulações, a caminhada é um ótimo exercício de baixo impacto para aliviar o problema.

9 – Alivia dores nas costas

Só quem sofre com dor nas costas sabe como este problema pode ser limitador.

Para este incômodo, são indicadas as caminhadas diárias, que melhoram a circulação do sangue na região da coluna, além de oferecer uma melhora no condicionamento físico, flexibilidade e postura.

10 – Faz você viver de bem com a vida

Pesquisas em pacientes com quadros de depressão confirmaram que caminhar todos os dias ajuda a nos sentir com mais disposição e menos deprimidos.

Sabendo disso, que tal sair um pouquinho para caminhar?