Sucesso entre os americanos, o gingerbread é um biscoito com massa de gengibre fácil de fazer e com gostinho de natal. Aprenda a receita e como decorar os seus.



Seja para enfeitar a mesa no Natal ou divertir as crianças e os adultos, o biscoito com massa de gengibre é fácil de fazer e não demanda muito tempo. 
Você vai precisar de 8 ingredientes, uma batedeira, uma forma e aros cortadores com formatos divertidos. Depois que a massa estiver pronta, ainda dá para chamar toda a família para ajudar na decoração e dar muitas risadas.

INGREDIENTES DA MASSA


– 250g de farinha de trigo
– 125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
– 100g de açúcar de confeiteiro
– 1 ovo e 1 gema
– 2 colheres de sobremesa de essência de baunilha
– 1 colher de sopa rasa de canela em pó
– papel manteiga para forrar as assadeiras
INGREDIENTES E UTENSÍLIOS PARA A DECORAÇÃO
– 150g de glacê real (pó branco comprado pronto em casas de artigos para confeitaria);
– corantes alimentícios de sua preferência (dê preferência aos corantes em gel)
– sacos de confeitar
– bicos de confeitar tipo perlê n° 3 ou 4
* Para esta quantidade de glacê, o indicado é fazer até 4 cores;  a branca e mais três cores no máximo.
MODO DE PREPARO

Em uma bacia pequena, misture a farinha de trigo com a manteiga com o auxílio de uma colher até obter uma farofinha.
Acrescente os demais ingredientes, misturando inicialmente com a colher e depois sovando a mistura com as mãos até obter uma massa homogênea que não grude mais no recipiente. Caso a massa ainda esteja grudando, adicione um pouco mais de farinha.
Faça uma bolinha com a massa e coloque-a dentro de um saco plástico (do tipo que utilizamos para guardar alimentos em freezer). Amasse a bolinha até formar uma “placa” – o que facilitará o seu trabalho na hora de abrir a massa. Leve à geladeira por 24h.

Retire a “placa” de massa da geladeira e corte-a em 3 pedaços iguais. Use um pedaço de cada vez e mantenha os demais em geladeira até a hora de usar. Com o auxílio de um rolo de massa e outro saco plástico (desta vez, é melhor utilizar um saco mais grosso, como os de polipropileno) abra a massa até que ela fique com aproximadamente meio centímetro.

Utilize cortadores de biscoitos de sua preferência e transfira os biscoitos cortados à assadeira, que deve estar forrada com papel manteiga.
Asse em forno pré-aquecido a 160° de 10 a 12 minutos ou até ficar douradinha. Deixe esfriar para poder decorar.
DECORAÇÃO

Prepare o glacê de acordo com as instruções da embalagem. Geralmente, acrescenta-se somente algumas colheres de sopa de água batendo sempre em velocidade máxima da batedeira, durante 9 minutos. O glacê vira um creme branco e dobra de volume.
Porcione o glacê nas quantidades de cores desejadas em pequenos recipientes. A cada porção, adicione uma pequena quantidade de corante com o auxílio de um palito de madeira e mexa com uma colher de sopa até homogeneizar. Vá aumentando a quantidade de corante de acordo com a tonalidade desejada. Transfira cada porção já tingida para um saco de confeiteiro já devidamente preparado com o bico perlê.
É importante que este processo seja rápido, pois o glacê resseca rápido em contato com o ar. Enquanto prepara cada porção colorida, mantenha as demais cobertas com um pano limpo umedecido. Feito isso, solte a imaginação e divirta-se decorando os biscoitos!
Fonte: Casa Abril