Você tem olhos azuis? Se tiver, você vai ficar admirado com esta notícia


Cientistas europeus acabaram de fazer uma descoberta incrível! E ela deve interessar a todas as pessoas que tem olhos azuis. O Professor Hans Eiberg, da Universidade de Copenhague (Dinamarca), descobriu algo fascinante com o seu estudo.

1

Os olhos azuis são muito especiais. Embora a maioria dos bebês nórdicos de pele clara nasçam com olhos azuis, a cor muda à medida que eles crescem. É por isso que se diz olhos “azuis de bebê”.

Ao redor do mundo, 90% das pessoas têm olhos castanhos. Há 7.000 anos atrás, elas eram 100%. Em algum momento, nasceu a primeira pessoa com olhos azuis, na Espanha – a cor de seus olhos foi fruto de uma mutação genética. O responsável por esta mutação genética é o gene OCA2.
Devido à migração e à expansão da variedade genética nos séculos seguintes, o gene se espalhou pela Europa. Porém, todas as pessoas de olhos azuis são descendentes, quase que diretos, do primeiro homem com olhos azuis! Isto significa que todos as pessoas com olhos azuis, mesmo que vivam distantes umas das outras, compartilham certo grau de parentesco. Parece inacreditável, mas os estudos científicos comprovaram esta teoria.

4656db1086947b01b36b96535e93d009

Hoje em dia, a maioria das pessoas com olhos azuis também têm cabelos loiros e pele clara e muitas vezes vivem no norte da Europa. No entanto, mais e mais pessoas nascem com a pele mais escura e olhos azuis.
Todos os olhos são, em teoria, azuis. Mas a melanina, pigmento responsável pela cor dos olhos, da pele e do cabelo, tinge a maior parte deles de castanho. Quanto menos melanina nesta região uma pessoa tem, mais claros serão seus olhos.

2

Inacreditável, não é? Embora o número de pessoas com olhos castanhos seja muito superior aos das que têm olhos azuis, esta novidade é fascinante. Se você tem olhos azuis, você é, portanto, descendente de um espanhol que viveu há mais de 7.000 anos atrás! Desde então, seus descendentes se espalharam por todo o planeta.



Deixe seu comentário!